Os cuidados com semijoias fazem toda a diferença para preservar as características que elas apresentavam quando foram compradas. Acompanhe com a gente os principais!
Essa dica serve para evitar que as peças fiquem com marcas de desgaste e arranhadas sem serem usadas. Muitas vezes, esses acessórios podem sofrer deterioração por conta da má conservação. E não é isso que você quer, não é mesmo?
O atrito com outras semijoias, correntes emboladas e locais úmidos e que pegam poeira são algumas das causas para elas ficarem parecendo velhas, mesmo sem uso. Por esse motivo, procure um lugar adequado para armazenar os itens.
Primeiramente, esse local deve ser limpo e seco. Além do mais, você precisa mantê-lo organizado para evitar os problemas citados acima. Pode ser uma gaveta ou um porta-joias, por exemplo. E se for um acessório mais delicado, conserve-o em um saquinho ou na embalagem original.
Depois de encontrar um bom local para guardar as peças, também é preciso ter cuidado ao dispô-las. Um erro é colocá-las de qualquer jeito em um porta-joias, por exemplo, pois elas podem se emaranhar a ponto de as superfícies se tocarem e agredirem o metal, o que pode descascá-las.
O ideal é separar as semijoias em nichos únicos, sem deixar os colares junto a anéis ou brincos, por exemplo. Portanto, separe seus acessórios por categorias e evite que fiquem amontoados. Quanto maior a organização, maior a durabilidade.
Ao contrário das joias, as semijoias podem oxidar em contato com a água, fator que tornará seu uso inviável. Ou seja, é possível que elas percam a cor e o brilho ou fiquem com aquelas manchinhas esverdeadas. Por isso, preste atenção às orientações abaixo:
A flanela é altamente indicada para fazer a limpeza das peças, pois sua superfície mais suave remove a sujeira de maneira delicada e sem ocasionar riscos. Dessa forma, tenha uma sempre por perto para lustrar as semijoias.
Uma boa dica é passar o paninho nos acessórios assim que terminar de usá-los. Com esse cuidado simples, você verá a transformação deles quase que instantaneamente depois de realizar o procedimento.
Não tem jeito: muitas vezes, as peças podem ficar sujas de modo que apenas a flanela não será capaz de realizar uma boa limpeza. Nesse caso, é recomendável que as semijoias sejam limpas em água corrente e, de preferência, com sabão neutro, para evitar que agentes químicos de limpeza causem danos.
Nesse processo, enxágue bem os acessórios e verifique se não há resquícios de produto. Em seguida, você pode enxugar com um pano seco e utilizar a flanela para fazer o acabamento.
Usar perfumes e cremes hidratantes por cima das semijoias pode reduzir bastante a vida útil delas e deixá-las sem brilho e oxidadas muito antes do esperado. É que esses produtos têm diversas substâncias que, quando entram em contato com as peças, contribuem para a oxidação dos banhos e deterioração das camadas.
Então, seque cuidadosamente o seu corpo após o banho, passe seus hidratantes e perfumes, espere secar bem e, só então, coloque suas semijoias. Elas não vão estragar, e você vai preservá-las intactas por muito mais tempo.
Quando gostamos muito de um acessório, queremos usá-lo em todos os lugares. Tem hora que até esquecemos que ele está no nosso corpo, não é verdade? Com isso, é comum que a pessoa pratique
esportes ou vá à academia usando suas peças favoritas. No entanto, um dos cuidados com semijoias mais básicos é tirá-las antes de se exercitar.
Um dos motivos é que o suor contém sais e outras substâncias que levam a peça a se deteriorar mais rapidamente. Outra razão é que você pode acabar amassando ou riscando seus acessórios ao pegar alguns pesos ou segurar equipamentos esportivos. Sem contar que existe o risco de prenderem em alguma coisa e acabarem arrebentando.
Por mais que a gente saiba que você quer estar incrível na praia ou em uma deliciosa tarde na piscina, não é indicado usar suas semijoias nessas ocasiões. O cloro e a água do mar podem fazer com que os acessórios estraguem em pouco tempo, principalmente porque você vai passar muito tempo com eles.
Além desses fatores, podemos somar o suor, os produtos bronzeadores e o atrito com a areia. Com tudo isso, um único dia de sol pode custar a integridade do item (dependendo de qual seja). Portanto, é melhor deixar as peças em casa antes de ir à praia ou à piscina.